top of page
  • Foto do escritorRebeca Hochman

Museu Titanic Belfast na Irlanda do Norte

Os mais românticos devem conhecer essa história, mas para quem não conhece, o navio chamado Titanic teve sua viagem inaugural em abril de 1912 e seu naufrágio poucos dias depois no dia 15. O Titanic foi elaborado para ser um dos maiores, mais luxuosos e seguros navios já criados, chegando a ser considerado “inafundável”.


Seu trágico naufrágio ficou ainda mais conhecido após o lançamento do filme Titanic em 1997, que além de mostrar brevemente como tudo aconteceu, também conta a história do curto romance de 2 passageiros, Jack e Rose.


Sendo assim, inaugurou-se em 2012 o Titanic Belfast, museu do Titanic que foi construído no mesmo estaleiro (local) de construção do navio no começo do século passado em Belfast, cidade e capital da Irlanda do Norte.


Museu do Titanic
Parte externa do museu (Crédito da foto: Nick no Flickr)

O Titanic Belfast conta com réplicas idênticas de vários objetos, mobílias e cômodos do navio. Com a maior exposição do mundo sobre o Titanic, o museu relata por entre seus 5 andares desde o começo e elaboração do navio até gravações reais de seus destroços no fundo do oceano, tudo isso de maneira muito moderna, interativa e tecnológica.


Para começar, o Museu foi projetado de um jeito surpreendente! Ele tem a mesma altura e a mesma capacidade de pessoas que cabiam no Titanic, e sua arquitetura remete a proa do navio em suas 4 pontas. Sua beleza e riqueza de detalhes no seu exterior são de arrepiar...


Museu do Titanic
Museu do Titanic (Crédito da foto: Sagie no Flickr)

O visitante embarca em um carrinho que o conduz pelo interior do museu, mostrando todo o planejamento e construção do navio através de plantas arquitetônicas, efeitos sonoros de marteladas, vídeos e um ambiente cuidadosamente projetado. Há também cômodos com réplicas de objetos pessoais e vestuários da época representados em pessoas fielmente projetadas através de computação gráfica, além de diversas outras áreas do museu que contam com um acervo de fotografias originais, lista de passageiros, filmagens dos destroços originais, a sala do capitão (que você entra através de um elevador) e uma sala que dispara uma sirene semelhante ao do naufrágio acompanhado de imagens que te levam ao triste final.


Sala do Museu do Titanic
(Crédito da foto: Kim Yok G. no Flickr)

Além do ingresso que dá acesso a nove galerias do museu (Titanic Belfast Experience), também existem outras opções de atividades (pagas) para se fazer. Há o Discovery Tour, uma visita guiada que mostra outros detalhes da história do Titanic, e ainda, se programando e fazendo uma reserva com antecedência, você pode ter a experiência de tomar um chá da tarde em um serviço 5 estrelas com quitutes deliciosos utilizando as réplicas de cerâmicas White Star em um ambiente requintado que tem a réplica da escada mais famosa do navio no Afternoon Tea. Incrível!


Belfast fica a aproximadamente 165 km da famosa cidade Dublin, capital irlandesa. Se você admira o Titanic, sua história e estiver passando por lá, vale a pena a visita para conhecer e viver momentos que aconteceram em 1912 e continuam vivos até hoje!


Museu do Titanic - Ingresso
(Crédito da foto: Leslle Shaw no Flickr)
Mapa Titanic
(Crédito da foto: Kim Yok G. no Flickr)
Museu do Titanic
(Crédito da foto: Metro Centric no Flickr)
Museu do Titanic - Irlanda do Norte
(Crédito da foto: Metro Centric no Flickr)

Para maiores informações:


(Todas as informações desse post foram retiradas em julho/2016)


***


Créditos da foto em destaque: Nico Kaiser no Flickr

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page